quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto maternal : Se eu não cuido do planeta o que será de mim?!?


Projeto

Título: Se eu não cuido do planeta o que será de mim?!

1. Tema transversal: Pluralidade Cultural
Outros temas transversais: Ética, sexualidade, Meio Ambiente.
Justificativa: Sabendo que o momento em que vivemos, requer um alerta quando falamos em meio ambiente e que o homem vem agredindo nosso planeta de maneira desordenada, procuramos em nossa escola trabalhar com a conscientização das crianças para a preservação e educação em relação ao Meio Ambiente, considerando que os princípios da natureza humana influenciam diretamente no equilíbrio do ecossistema.
2. Conhecimento prévio: Através de rodas da conversa compartilhando com as crianças o trabalho que estaremos iniciando e realizar levantamento de dados sobre as hipóteses que elas têm sobre o meio ambiente.
3. Objetivos para conteúdos conceituais:
• Levantar aspectos ecológicos referentes à água, solo e ao ar, coletando dados a respeito do ambiente que estamos inseridos;
• Valorizar o que a natureza nos oferece;
• Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
• Identificar situações que causam danos ao meio ambiente;
• Desenvolver a criatividade e aprimorar o conhecimento das cores, texturas, formas e aromas;
• Possibilitar o desenvolvimento artístico de cada um, utilizando materiais descartáveis;
• Conscientizar as crianças da importância da preservação do meio ambiente, e da necessidade de reaproveitamento do lixo;
• Sensibilizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva e conhecer técnicas de reaproveitamento dos alimentos e do lixo;
• Conhecer a importância de suas ações em relação ao meio ambiente;
• Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
• Atuar para que a educação ambiental faça parte do cotidiano da escola e da comunidade;
• Identificar situações que possam agredir o meio ambiente;
• Reconhecer a importância em preservar animais e plantas em extinção;
• Reconhecer o que cada um pode fazer em beneficio do planeta;
• Promover mudanças de comportamento assegurando melhor qualidade de vida à comunidade.
4. Objetivos para conteúdos procedimentais:
• Observar fatos que prejudicam o meio ambiente;
• Confeccionar diversos objetos e brinquedos com sucatas;
• Representar atitudes que causam danos ao meio ambiente;
• Cantar musica que valorizam a natureza;
• Perceber a importância da preservação da água, ar e solo;
• Criar novas brincadeiras a partir dos brinquedos construídos com sucatas;
• Produzir uma exposição para apresentar as criações com sucatas;
• Observar diferentes texturas que a natureza nos oferece;
• Confeccionar um livro através de desenhos sobre os objetos construídos com materiais descartáveis;
• Demonstrar através de desenhos a natureza e os animais;
• Participar de diferentes brincadeiras proporcionadas pela criação com sucatas;
• Observar a interdependência do homem e a natureza;
5. Objetivos para conteúdos atitudinais:
• Valorizar nosso planeta;
• Despertar o interesse e motivar as crianças e familiares sobre a importância do tema;
• Dar-se conta da necessidade de preservar a natureza;
• Desenvolver o habito em preservar apreciar a beleza do nosso planeta;
• Observar etapas e desenvolvimento das plantas;
• Respeitar os animais valorizando-os;
• Estimular atitudes de respeito com o próximo e com o planeta;
• Ser consciente da importância da coleta seletiva;
• Reconhecer que o planeta pertence a todos;
• Comportar-se de maneira consciente na preservação da natureza e dos animais;
• Praticar e multiplicar atitudes de respeito com o mundo;
• Ser consciente do dever de arrumar o que está sendo destruído;
• Interessar-se pela economia e preservação da água;
• Dar-se conta que cada um pode fazer a diferença;
• Formar-se cidadãos multiplicadores na preservação do meio ambiente.
6. Procedimentos didáticos:
• Conversas informais;
• Confecção de diversos objetos e brinquedos;
• Pinturas;
• Recorte e colagens;
• Musicas sobre o tema;
• Vídeos sobre o meio ambiente;
• Gincanas utilizando recicláveis;
• Atividades orais;
• Fantoches;
• Massinha de modelar;
• Plantio de sementes de girassol, alpiste e feijão;
• Dobraduras;
• Brincadeiras de roda utilizando o tema do projeto;
• Fantoche de sucatas;
• Brincadeiras ecológicas;
• Materiais diversos (sucatas);
• Historias;
• Jogos;
• Vídeos diversos;
• Hora da novidade;
• Cantos diversificados;
• Dobraduras.
Áreas do conhecimento:
Linguagem oral e escrita; Matemática; Artes visuais; Movimento; Natureza e Sociedade e Musica.
Aspectos do desenvolvimento:
Social, cognitivo, perceptivo motor, afetivo.
7. Duração Provável: Anual
Ao final do projeto realizar exposições, com objetos confeccionados com materiais descartáveis, apresentar para os pais de forma que eles também se conscientizem da necessidade de cuidar do meio ambiente.
Confeccionar um cartaz para colocar nesta exposição mostrando os aspectos importantes da reciclagem: diminui a poluição das cidades e dos aterros; pois o volume de lixo diminui; fornecendo matéria-prima para a indústria; proporcionando um meio de vida a muitas pessoas, etc.
Fechar a exposição com a distribuição de cartões realizada pelos alunos aos visitantes da mesma “SEJA CONSCIENTE, CUIDE DO MEIO AMBIENTE”.
8. Bibliografia:
• Ciências- O meio ambiente
Autor: Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino
Editora: àtica
• Enciclopédia Encarta- Microsoft
• DVD Castelo Rá-Tim-Bum
• Coleção O baú do professor
• Coleção Dia-a dia do professor
• WWW.recreionline.com.br
• Jornal Cruzeirinho




Marina Grohmann”

Nenhum comentário:

Postar um comentário